top of page

Releitura melhor que a obra original? Será?

  • Foto do escritor: Camila Peres
    Camila Peres
  • 9 de set. de 2024
  • 2 min de leitura

Alex Easton, soldade não-binário aposentade, recebe uma carta de misteriosa pedindo sua presença. Madeline Usher está morrendo e gostaria de sua presença. Isso faz com que Alex corra para a casa ancestral dos Usher, situada numa região campestre bastante desolada e lúgubre. Já no caminho fatos curiosos surgem e a atmosfera só piora quando Alex chega e encontra os amigos. Madeline vem sendo atormentada por uma misteriosa doença enquanto seu irmão, Roderick, sofre dos nervos. O que está acontecendo com os Usher? 


Releitura de clássico, ambientação gótica e cogumelos bizarros? Depois de “Gótico Mexicano” é uma combinação que não poderia deixar passar. 


“A Queda da Casa Morta” de T. Kingfisher, lançamento quentinho da Darkside Books foi um daqueles livro que chegou, peguei para dar uma olhada e quando me dei conta tinha livro quase metade. 


Ele é curtinho e a escrita da autora é curiosa e fluída, além da ótima ambientação, então é o tipo de leitura que desenvolve muito bem. Além disso, podemos sentir a tensão característica de Poe recriada neste livro com um nível de detalhamento muito maior e envolvendo mistérios ainda mais sombrios. 



Gostei bastante de como a narrativa evolui em uma crescente. O começo é calmo e a situação vai se complicando conforme a narrativa avança. A autora também deixa vários sinais do que está por vir, mas sem deixar nada muito claro ou óbvio. 


Uma dificuldade que eu tive a princípio foi quanto a ambientação. A obra de passa por volta de 1890 e imediatamente me coloquei num contexto de final da Era Vitoriana, mas a autora cria países, acontecimentos e outros aspectos fantasiosos que podem causar uma confusão a princípio, o que aconteceu comigo. 



Gostei que a questão de gênero é abordada e trabalhada na narrativa, mas o ponto alto é com certeza a ambientação. O horror, o lúgubre, o sinistro e o bizarro estão presentes na narrativa de uma forma bem acentuada e cativante. 


Para quem leu o original de Poe vai encontrar nessa releitura muitos detalhes e lacunas preenchidas, reviravoltas diferentes e alguns aspectos muito melhor trabalhados.  


Nunca imaginei, mas micologia tem se tornado um tema cada vez mais atrativo. Super indico.




Comments


Olá, que bom ver você por aqui!

Sou um parágrafo. Clique para adicionar o seu próprio texto e editar. Sou um ótimo espaço para que seus usuários saibam mais sobre você.

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest

Compartilhe a sua opinião

Obrigado pelo envio!

bottom of page