top of page

Uma obra sobre aceitação

  • Foto do escritor: Camila Peres
    Camila Peres
  • 9 de set. de 2024
  • 2 min de leitura

Continuo apaixonada nos livros asiáticos e quando vi “Se os gatos desaparecessem do mundo” sabia que era mais uma leitura que teria que fazer.


Nessa obra conhecemos um jovem carteiro que acaba de ser diagnosticado com câncer terminal e descobrir que tem poucos meses, senão semanas, de vida. Afastado do pai e vivendo sozinho com um gato, ele sequer tem tempo de começar a processar a notícia. Fatalidade, destino ou sorte, ele recebe a visita do Diabo que lhe promete fazê-lo sobreviver, desde que aceite uma barganha aparentemente simples: cada coisa que nosso protagonista fizer sumir do mundo lhe garante um dia extra de vida.



A partir desse encontro vivemos a semana mais estranha na companhia deste improvável trio de personagens para sermos presenteados com reflexões muito importantes sobre o que de fato merece importância na vida e como damos valores a coisas efêmeras.


Geni Kawamura cria uma narrativa em crescente. As primeiras coisas que deixam de existir parecem simples e num primeiro momento seu desaparecimento pode ser benéfico para a humanidade no geral, mas a cada novo dia descobrimos que nada é tão simples quanto parece e que coisas básicas do nosso dia a dia podem estar intrinsecamente ligadas ao nosso emocional.


“Se os gatos desaparecessem do mundo” é um livro de reflexões existenciais que aborda vida e morte, luto, segundas chances, perdas e afastamento, mas que também fala muito sobre perdão e aceitação. Nos leva a examinar nossos próprios sentimentos e nossas próprias decisões ao conhecer um pouco mais o que levou o carteiro até a situação atual em que vive.



A figura do Diabo, embora maquiavélica e satírica, dá um alívio cômico para a narrativa enquanto nos faz entender que nós somos os heróis e os vilões de nossas próprias vidas, que tudo não passa de uma consequência dos nossos atos e que vivemos o reflexo de nossas ações.


Esse é um livro que nos faz dar valor aos pequenos momentos e que nos ensina a preservar quem e o que amamos. Lindo e tocante, é um livro sobre a vida, gatos e a sétima arte, perfeito para se guardar em um potinho.

Comments


Olá, que bom ver você por aqui!

Sou um parágrafo. Clique para adicionar o seu próprio texto e editar. Sou um ótimo espaço para que seus usuários saibam mais sobre você.

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest

Compartilhe a sua opinião

Obrigado pelo envio!

bottom of page